v. 9 n. 18 (2022): Primeiro Semestre 2022

					Visualizar v. 9 n. 18 (2022): Primeiro Semestre 2022

O número que agora apresentamos corresponde ao primeiro volume do ano de 2022. A publicação reúne um total de nove artigos na Seção Geral que, como em todos os volumes, são estudos que analisam diferentes aspectos da realidade brasileira. A educação e a cultura indígena, assim como as políticas públicas para a região amazônica brasileira voltam a ocupar várias páginas nessa revista, evidenciando a relevância do tema para a atualidade brasileira. O Dossiê traz um tema muito caro para esta Universidade: o ensino e a aprendizagem do espanhol, neste caso, centrado na realidade brasileira. A seção foi coordenada pelos professores Andréia Roder Carmona-Ramires (Universidade Estadual do Paraná, UEPR, Brasil) e Odair Luiz Nadin (Universidade Estadual Paulista, Unesp, Brasil), responsáveis pela seleção do material que oferecemos a nossos leitores e leitoras. Além do artigo de apresentação da seção (assinado pelos coordenadores), o dossiê traz os trabalhos de Marcella Nascimento Fernandes e Letícia Coroa do Couto, sobre a experiência de realização de um curso de extensão dedicado ao Espanhol para Fins específicos; à continuação, temos o artigo de Graziellen Gelli Pinheiro Lima, que apresenta uma análise das ementas de cursos de espanhol nas universidades federais do Nordeste brasileiro; e fechado a seção, o trabalho de Glória de Fátima Pinotti de Assumpção, que contribui com uma discussão acera do ensino de Terminologia na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Para terminar este texto de apresentação, queremos agradecer enormemente a contribuição de todos os autores e autoras, pareceristas, a todos os profissionais que de forma direta ou indireta colaboraram na publicação deste número que, finalmente, publicamos.

A todos os leitores e leitoras, desejamos que desfrutem da leitura.

Publicado: 2023-08-25

Edição completa

Apresentação

Seção Geral

Entrevista